Na última sexta-feira, 16 de maio, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Ceará (CNB/CE) marcou presença na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho (UPECT) de Horizonte, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP-CE), para a demonstração da plataforma do e-Notariado. O objetivo foi viabilizar a formalização de um Termo de Cooperação com o Estado, que facilitará a realização de atos notariais por familiares de detentos, com mais agilidade, segurança jurídica e acessibilidade.
Com essa iniciativa, o CNB/CE se consolida como pioneiro em todo o Brasil, levando os serviços do notariado cearense para diferentes contextos sociais e contribuindo com o poder público na redução de custos e deslocamentos, especialmente em situações de vulnerabilidade. Estiveram presentes a diretora da entidade, Dra Karyna Loiola e o tesoureiro Rafael Guimarães.
“A presença do notariado dentro de instituições como a UPECT é um marco de inclusão e cidadania. Por meio do e-Notariado, conseguimos oferecer à população um acesso facilitado a serviços essenciais como procurações, reconhecimentos de firma e autenticações, sem a necessidade de deslocamento a um cartório físico”, afirmou a presidente do CNB/CE, Elinalva Henrique. “Essa parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária é um passo importante para mostrar que o serviço notarial pode ser moderno, acessível e colaborativo com as políticas públicas”, completa.

A ação reforça o compromisso do CNB/CE com a modernização do serviço notarial, ampliando o acesso da população aos atos mais simples da vida civil, inclusive em contextos de maior fragilidade social.